terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

Currículo é para mim um grande rol de conhecimentos e “saberes”, habilidades e competências, processos de interação mutáveis, flexíveis e quase que virtualmente inesgotáveis em busca de um “saber” verdadeiramente reflexivo e que se ponha à prova a cada instante no intuito de se revalidar. Nessa busca da revalidação as tecnologias são fundamentais, pois instrumentalizam, sistematizam e até mesmo dão credibilidade a este currículo através de um aprofundamento teórico/prático do que se quer estudar. Posso dizer também que currículo é a universalização do saber em todas as suas potencialidades e possibilidades, lançando-se mão para isto, de todos os instrumentos e meios investigativos e colaborativos de ampliar e universalizar o conhecimento. Como integrar efetivamente as tecnologias ao currículo? Primeiro devemos saber e conhecer o que está ao nosso alcance dentro do nosso universo escolar, num segundo momento devemos desmistificar e socializar este acervo, tornando-o tão corriqueiro que seja um pensamento quase que impossível ministrar uma aula sem ele (porém devemos ser capazes de produzir o conhecimento mesmo em condições adversas, alheias a nossa vontade). Numa próxima etapa produzir cada vez mais conhecimentos e buscar cada vez mais novas tecnologias e dar acessibilidade a esse conjunto de elementos a fim de diminuir as distâncias impostas pela desigualdade, seja ela qual for. Isto é o que considero de vital importância na construção do saber.

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