UNIDADE 2 - ATIVIDADE 2.3 A:
PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM INTERNET/HIPERTEXTO
CURSISTA : ANDERSON VIEIRA DOS ANJOS
TURMA: 1007 – NTERJ10
TUTOR: Júnia Ramalho
DATA DA POSTAGEM: 27/09/2010
1- Título da Atividade:
Criando material de apoio da disciplina
2- Tema: Atletismo (Corridas)
Subtema: Corridas de velocidade (rasas), revezamentos, meio-fundo, fundo e Rústicas.
3- Nome da escola:
C.E. Dr. Feliciano Sodré – São Pedro da Aldeia – RJ
4- Disciplina:
Educação Física
5- Público alvo:
Alunos da 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio da Instituição.
6- Justificativa
De acordo com o planejamento anual da disciplina, onde se prevê a abordagem do atletismo como unidade de estudo, torna-se de fundamental importância que os alunos busquem e produzam um material auxiliar agregando informações relevantes e que farão parte do acervo a ser estudado para a realização das avaliações do bimestre corrente.
7- Objetivos
-Formar grupos para a divisão dos subtemas;
-Fazer com que os alunos pesquisem na Internet as várias modalidades de corrida dentro do atletismo, dando seu histórico, definindo-as, mostrando suas técnicas, materiais utilizados, locais de competição, principais entidades do desporto, atletas nacionais e internacionais, recordes, fotos ilustrativas e possíveis curiosidades;
-Criar um site ou blog da disciplina a fim de publicar o material confeccionado pelos grupos a respeito dos subtemas sorteados;
-Criar e divulgar na Internet textos bem fundamentados (com hipertextos e hiperlinks) e ilustrados a fim de facilitar o entendimento da turma a respeito do tema inicial para a realização das futuras avaliações bimestrais;
- Fazer com que os alunos aprendam e se adaptem ao ambiente de pesquisa virtual;
-Fazer com que aprendam a criar e gerenciar blogs ou sites.
8- Metodologia (desenvolvimento)
A partir do tema proposto (Atletismo) a turma deverá ser dividida em grupos e estes deverão sortear um subtema desenvolvendo seu histórico, definindo-o, mostrando suas técnicas, materiais utilizados, locais de competição, principais entidades do desporto, atletas nacionais e internacionais, recordes, fotos ilustrativas e possíveis curiosidades. Os alunos deverão pesquisar na Internet através dos sites oficiais do desporto em questão ou em livros ou revistas especializadas a fim de recolher informações verídicas e confiáveis para posterior publicação. O próximo passo será aprender a confeccionar um blog ou site através do Google Sites ou Google Blogs onde publicarão seus achados com a supervisão do professor que terá acesso a área de edição do blog ou site a fim de mediar e refinar a pesquisa. Aos demais alunos da turma serão disponibilizados os endereços do blog ou site, tornando-as fontes de consulta e estudo da disciplina para atividades futuras. Os alunos também aprenderão a fazer hipertextos e hiperlinks sobre os assuntos abordados com o objetivo de enriquecer as informações disponibilizadas. Após esta fase de confecção dos blogs e sites serão marcadas as apresentações em forma de seminário para a turma.
9- Tecnologias e mídias utilizadas
-Computador;
-Internet;
-Blogs;
-Sites;
-Livros;
-Revistas.
10- Tempo
6 (seis) tempos de aula para a confecção do material e dos blogs ou sites e mais 2 (dois) tempos de aula para a apresentação dos conteúdos de cada grupo.
11- Conhecimentos prévios necessários
-Os alunos deverão ter sido iniciados na prática desportiva;
-Os alunos deverão ter noções mesmo que rudimentares sobre computador e Internet;
-Os alunos deverão ter noções básicas de pesquisa e divulgação de resultados.
12- Avaliação
Os alunos serão avaliados:
-Pela produção textual;
-pela veracidade, precisão e objetividade dos conteúdos;
-pela confecção, organização e gerenciamento do blog ou site;
-pela explanação durante a aula a ser ministrada (seminário) pelo grupo.
13- Socialização da produção
Os conteúdos serão disponibilizados pela própria Internet a toda comunidade escolar como fonte de consulta.
14- Webgrafia
- www.cbat.org.br;
- www.iaaf.org;
-www.google.com/sites;
-www.google.com/blogs.
Olá Anderson, seu blog está bacana! Abraços, Júnia
ResponderExcluirMuito obrigado!!!!!
ResponderExcluir