terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Análise dos trabalhos dos colegas

Bom dia a todos!

gostei muito do trabalho da colega Simone que aborda o preconceito e intolerância pelo estudo do nazifascimo e do trabalho das colegas adriana, Maria Helena e Rachel, que trata de conhecer um pouco melhor a história do bairro onde os alunos vivem. quanto ao 1° achei que ficou bem completo e ilustrativo abrangendo todos os aspectos possíveis de uma pesquisa. o 2° da mesma forma foi muito bem elaborado, podendo para enriquecer ainda mais o seu conteúdo fazer com que os alunos procurem as associações de moradores caso haja, para também pesquisarem textos e fotos em uma fonte pública sobre o nascimento do seu bairro aumentando assim o rol de informações.

Um grande abraço a todos!

Anderson

Caracteristicas das tecnologias

As principais características das tecnologias de comunicação e informação ao meu ver são a velocidade de aquisição de informação e compartilhamento, um multi-meio de apresentação, tornando a linguagem mais atrativa aos diferentes públicos, uma interatividade nunca antes vista, a possibilidade de “estar” em vários lugares ao mesmo tempo criando uma espécie de “onipresença” virtual, entre outras coisas. O professor deve se apropriar desses instrumentos tornando-se o mais íntimo possível deles, com isso poderá dinamizar sua aula, mostrando ao aluno que o conhecimento vem de onde ele menos espera e que esse caminho abre novas portas do seu mundo. Muito bem lembradas pela nossa colega Ana Cléa as palavras do Pedro Demo:



-“Temos que fazer uma grande mudança" e que essa “grande mudança começa com o professor”. Ele diz ainda: "temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor - ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia ..."-.



Temos que estar suscetíveis à mudança. Temos que acompanhar e interagir com o desenrolar da história em sua vertiginosa velocidade, mostrando ao aluno que o “saber” que compartilhamos com ele ainda é pouco, se comparado ao que poderá construir para si. A ele caberá querer sempre mais, buscar sempre mais e principalmente não deixar que o “saber” morra com ele, mas que seja compartilhado com futuras gerações.



Um grande abraço e feliz ano novo a todos!!!!!!!



Anderson

UNIDADE 4 - ATIVIDADE 4.3:

PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO


CURSISTA OU GRUPO: Anderson Vieira dos Anjos

TURMA: 1007 – NTERJ10

TUTOR: Júnia Ramalho

DATA DA POSTAGEM: 27/01/2011


1- Título da Atividade

Rir aprendendo é o melhor remédio

2- Tema: Humor

Criando humor e aprendendo através das ferramentas digitais

3- Nome da escola em que será desenvolvida

Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré

4- Público alvo

- Os alunos do Ensino fundamental (2° segmento) ou Ensino médio (todas as séries), professores da unidade escolar




5- Contextualização

- Devido à necessidade crescente de aprender a utilizar as ferramentas digitais e ao mesmo tempo uma preocupação com a Língua Portuguesa, vislumbra-se uma oportunidade de unir estes dois mundos através de uma atividade prazerosa que é a construção de apresentações de humor (gênero: Anedotas/ Piadas) não pejorativas, levando-se em conta o emprego correto do idioma (podendo ser coloquial) em PowerPoint ou BR Office Impress, ou programas de construção de HQs e charges utilizando-se o máximo possível de seus recursos digitais.





6- Objetivos de aprendizagem

(ao completar o projeto, o aluno de ser capaz de...)

- Identificar e produzir textos de humor;

- Conhecer e empregar de maneira adequada a ortografia;

- Aprender a utilizar programas de apresentação de slides ou de construção de HQs e charges;

- Navegar e pesquisar na internet;

- Adquirir imagens digitais para a construção dos seus trabalhos;

- Aprender a salvar e gravar seu projeto em mídia (se houver esta possibilidade) para posterior apresentação.
- Aprender a postar seu trabalho no Blog do Feliciano Sodré.

7- Componentes curriculares

- Língua Portuguesa | Gênero Literário: Humor (anedotas/ piadas) | construção de texto | Ortografia;

- Informática | Internet | Programas de apresentação: PowerPoint ou BR Office Impress | construção de HQs e charges | salvamento em mídia | postagem em Blog.


8- Metodologia (atividades, estratégias e recursos da aula)

1- Inicialmente os alunos deverão reunir-se em grupos de 04 pessoas após uma breve explicação sobre o gênero literário por parte do(a) professor(a) e cada grupo desenvolverá o tema humor criando ou reproduzindo uma piada de cunho não pejorativo com a ajuda e orientação do professor responsável pela turma.

2- Em um segundo momento após essa escolha os grupos se utilizarão do computador e da internet para pesquisar imagens alusivas a piada que escolheram para montar suas apresentações. Os alunos serão ajudados no passo a passo do aprendizado se necessário.

3- O próximo passo será o de utilizando um dos programas de apresentação ou de construção de HQs/charges deverão montar essas anedotas unindo os textos produzidos às imagens confeccionadas ou pesquisadas (Obs: Os alunos poderão introduzir uma trilha sonora no projeto se assim o desejarem).

4- logo após os alunos utilizarão mídias (CD, pen drive e etc...) para armazenar os trabalhos para posterior apresentação.

5- a próxima etapa será a de apresentar os trabalhos utilizando um data show caso haja um disponível na escola.

6- O último passo será o de distribuir cópias dos CDs com os trabalhos para os alunos que assim o quiserem.

Obs.: os alunos poderão continuar a confecção de seus projetos em casa a fim de enriquecerem seus trabalhos. Também poderão postar os trabalhos no blog do Feliciano Sodré. Por se tratar de um projeto aberto e dinâmico, novos elementos poderão ser incluídos ao processo de criação ao longo do tempo.


9- Tecnologias utilizadas

- Caderno e caneta, para o esboço do projeto;
- Computador;
- Internet, Blog;
- software de apresentação ou produção de HQs;
- Mídia de armazenagem (CD, pen drive e etc...);
- Data Show;
- Telão.


10- Duração das atividades do projeto

- 6 a 8 tempos de 50 minutos aproximadamente.

11- Conhecimentos prévios necessários

- Não serão necessários conhecimentos prévios, pois os alunos terão noções básicas dos programas e serão orientados em relação a parte de Língua Portuguesa.

12- Avaliação

- O valor total da atividade será de até 2,0 pontos atribuídos a construção e organização, clareza das idéias, produção visual e textual, criatividade e apresentação dos trabalhos.


13- Socialização da produção

- Será realizada uma apresentação em Data show para a turma e possivelmente uma produção de CDs com os trabalhos realizados e a possível postagem dos trabalhos no Blog do Feliciano Sodré.

14- Referências

http://www.google.com (site de busca)
http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br&tab=wi (site de busca de imagens)
http://www.hagaque.cjb.net/Download Hagáquê (site p/ fazer o download do programa de construção de HQs)